A Ciência do Biorritmo
Prof Luiz Almada
topo_biorritmo.jpg

BIORRITMO: Não saia de casa sem ele.


 

 

O  QUE  É  DIA 

 CRÍTICO  DE  BIORRITMO?

 


São os dias em que ocorre uma mudança de fase em qualquer ciclo (do positivo para o negativo ou vice-versa), isto é, quando nossa pontuação está "Zero", e que biologicamente falando, esses dias ou bem próximo deles estamos mais propensos à ocorrência de um acidente, provocado por falha humana. (veja Gráfico abaixo)

 

Analogicamente, o Dia Crítico corresponde a um túnel escuro e cheio de irregularidades que oferecem perigo, em que temos que passar dirigindo um automóvel com muito mais cuidado, passando do dia claro(positivo) para a noite(negativo), o mesmo acontecendo no processo inverso.

 

Muitas pessoas pensam que o dia crítico é um dia que alguma coisa de ruim vai acontecer.  Engano total !

 

Podemos traduzir como sendo um dia de atenção redobrada, um dia especial ou um DIA DE ALERTA MÁXIMO, onde todas as nossas tarefas, que envolvam qualquer risco, devem ser realizadas com muito mais atenção.

 

Nossos Dias Críticos podem ocorrer no ritmo Físico, Emocional ou Intelectual. Em média temos de 4 a 5 dias críticos ao mês. Além do risco de acidentes nestes dias temos ainda a preocupação de "conflitos" no ciclo específico.


 Leia com atenção o que pode significar cada dia crítico em cada ciclo Biológico em que você pode estar passando.

 


 

DIA  CRÍTICO NA  

PREVENÇÃO  DE  ACIDENTES.



No Japão, profissionais que trabalham em sistema de escala, principalmente à noite, tem suas escalas alteradas, assim como pilotos de avião que não levantam vôo nesse dia. Nas grandes empresas, quando um funcionário está em dia crítico ele é alertado para redobrar a atenção em suas tarefas. Em empresas de aviação, metrô, transporte coletivo em geral o funcionário não trabalha pois o risco de acidente é grande.

 

No Brasil, levantamento feito pelo Ministério dos Transportes, confirmou que 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana, 4% mecânica e 6% por condições das estradas.

 

Pesquisas no mundo inteiro, inclusive em Universidades, comprovam que de 70 a 90% dos acidentes de todos os tipos ocorrem em DIA CRÍTICO DE BIORRITMO e estão relacionados a ocorrência por falha humana.

 





 

 

ANÁLISE  DO DIA  CRÍTICO  

EM  CADA  CICLO  BIOLÓGICO

 

Saber antecipadamente o seu dia crítico de Biorritmo faz toda a diferença no momento em que você pode ou não tomar uma atitude, que muitas vezes não dá para voltar atrás. Cada ciclo tem sua característica e você vai saber agora como agir quando em DIA CRÍTICO DE BIORRITMO.

 

Deve-se ainda saber que um ciclo pode interferir no outro em muitos casos. Um dia crítico intelectual será ainda mais danoso quando o Ritmo Físico baixo ou mesmo se você não teve uma boa noite de sono.  

 

 

DIA CRÍTICO NO CICLO FÍSICO

 

Fadiga repentina, indisposição, prostração e uma sensação de mal estar inexplicável até então. Nesse caso recomendamos evitar alimentação "pesada" e realizar tarefas que não gaste muita energia.

 

No caso de um atleta deve-se redobrar a atenção com as possibilidades de contusões e a possibilidade de jogadas erradas, como por exemplo perder um penalty.

Nas academias deve-se e recomenda-se não realizar atividade de musculação ou mesmo exagerar nos exercícios. O ideal seria uma caminhada e exercícios leves. 

 

DIA CRÍTICO NO CICLO EMOCIONAL

 

Volubilidade, irritação, propensão à depressão e pouco discernimento das coisas. Recomenda-se nesses dias não realizar reuniões importantes ou mesmo evitar assuntos que possam nos fragilizar ainda mais. O ideal nesse dia é sair da rotina realizando atividades de lazer como caminhar, sair da rotina e conversar com alguém que lhe traga alegria e confiança.

 

Estudos no mundo inteiro anotam que a maioria dos suicídios ocorrem em dias onde o dia crítico emocional se faz presente.

 

 

DIA CRÍTICO NO CICLO INTELECTUAL

 

Propensão a equívocos ao fazer análises sobre qualquer assunto. Em realização de provas redobrar à atenção as perguntas. Fazer palestras pela primeira vez nem pensar. Recomenda-se não tomar decisões importantes, pois além do raciocínio estar lento ele pode não perceber o óbvio.

 

No caso de querer estudar nesse dia será perda de tempo. O poder de absorver/assimilar informações está lento e aqueles dias em que falamos: Deu branco! Isso representa o dia Critico intelectual. Dia crítico intelectual não significa que você está “burro” e sim e apenas muito mais lento o raciocínio.

 


bio_p_site_so_grafico.jpg


Algumas entrevistas com o Prof. Luiz Almada

 sobre a Ciência do Biorritmo.

Todos os vídeos sobre Biorritmo >>Clique Aqui

dsgn_767_b1.pngpalestra_luiz.png

A  IMPORTÂNCIA  DE  CONHECER  NOSSO  DIA  CRÍTICO  

dsgn_767_b1.jpg